quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Cores, Datas Comemorativas, signos e Dias da Semana dos Orixás

Quando faço os Oratórios que são de Santos sincretizados aos Orixás, muitas vezes demonstro esse sincretismo de forma bastante sutil, como apenas na cor utilizada. Segue abaixo um trecho extraído do blog Refúgio dos Orixás, em que mostra as cores relacionadas a cada Orixás, seus dias na semana e seu sincretismo com os Santos da Igreja Católica. Lembrando que essa referência não é dogmática e ela encontra outras significações em outros segmentos da Umbanda ou do Candomblé.
 
OXALÁ - COR BRANCA: representação maior da fé, cor que remete à paz espiritual e ao mais evidente simbolismo da Umbanda, igualdade entre todos. O Branco é a união de todas as cores.

LOGUNAM (OYÁ- TEMPO) COR PRETO E BRANCO: São as cores do tempo, A cor branca simboliza a presença de todas as cores e a cor preta a ausência de todas as cores, o dia e a noite, representa também o aspecto de absorção e esgotamento da religiosidade desvirtuada e dos excessos cometidos em nome da fé, caracteristicas desta orixá.

OXUM - COR AZUL ROYAL: O maior simbolismo de Oxum é a água, o azul royal é a cor que se forma no encontro da água do rio com o mar. Sabemos que na nossa região nordeste predomina a cor amarela para Oxum, que simboliza o ouro que esta Iabá representa, respeitamos esta crença, porém acreditamos que o ouro representa valores puramente materiais, em discordância com a sublimidade espiritual, também é utilizado o rosa que é a cor que representa o amor, esta ultima é utilizada para a linha das crianças, por esta orixá regente desta linha.

OXUMARÉ - COR LARANJA: Esta cor além de ser uma das cores do arco-íris, representação deste orixá, é a cor de uma das mais conhecidas serpentes na umbanda, a cobra-coral. Associada também a este orixá.

OXÓSSI - COR VERDE: É a cor que melhor representa o reino específico deste Orixá: as matas é a cor também utilizada na linha dos caboclos, que tem como regente Oxóssi.

OBÁ - COR MAGENTA: É a cor que melhor representa o reino desta orixá, que é a terra úmida e fértil que sustenta os vegetais, a terra preta, como chamam os paisagistas.

XANGÔ - COR MARROM: Cor que mais se aproxima da cor do elemento rocha deste grande Orixá.

ORÔ INÁ (EGUNITÁ) - COR LARANJA: Esta cor representa o fogo divino, que purifica, é a própria Orixá Orô Iná. OGUM - COR VERMELHA: Cor que sugere altivez, dinamismo, força para o combate, em momentos de luta o "sangue pulsa nas veias", diz o ditado popular. Orixá considerado guerreiro de Umbanda e no nosso entendimento a cor vermelha é a que melhor lhe representa.

IANSÃ - COR AMARELA: O maior simbolismo de Iansã é o raio, e neste predomina a cor amarela.
 
OBALUAÊ - COR VIOLETA: É a cor que representa a mistura da terra com a agua, ou seja a lama, que é o reino deste Orixá.

NANÃ BORUQUÊ - COR ROXO: também uma Orixá aqua-telúrica, esta cor também representa esta mistura, sendo diferente de Obaluaê na concentração dos dois compostos.

IEMANJÁ - COR AZUL CLARA: Cor que melhor representa o reino específico desta Iabá: o mar.

OMULU - CORES AMARELA E BRANCA: Cores que melhor representam os extremos opostos. Omulu é o Orixá da transformação, auxilia no encaminhamento das almas após o desenlace do corpo físico, portanto, está entre a vida e a morte, que são simbolicamente os extremos opostos, podendo-se atribuir o amarelo para a vida e o preto para a morte, ou a luz e as trevas, também são utilizadas as cores branco e preto com este mesmo sentido, são também as cores da linha das almas(pretos velhos).

EXUS - CORES PRETA E VERMELHA: Tradicionalmente, a cor preta é associada às trevas, que é o principal campo de atuação dos nossos guardiões e a cor vermelha é associada ao arquétipo de bravura, luta e dinamismo, principal característica dos Exus de Lei. A cor vermelha também é atribuída ao Orixá Ogum que direciona a Lei para que os Exus a façam cumprir, dessa forma, os Exus trabalham sob a vibração do Orixá Ogum, compartilhando entre eles a cor vermelha.

Abaixo um quadro com as datas comemorativas na umbanda e os santos sincretizados:

DATAS COMEMORATIVAS NA UMBANDA:

Oxalá - Nosso senhor do Bonfim - 15/01

Oxóssi - São Sebastião - 20/01

Iemanjá - Nossa senhora dos navegantes - 02/02

Ogum - São Jorge - 23/04

Yorimá - Pretos Velhos ( Almas benditas ) - 13/05

Egunitá - Santa Sara de Kali - 24/05

Oba - Santa Joana D`arc - 30/05

Exu - Santo Antônio - 13/06

Xangô - São João Batista - 24/06

Xangô - São Pedro - 29/06

Nanã Boruquê - Sant`Ana - 26/07

Oya-tempo - Santa Clara - 11/08

Iemanjá - Nossa senhora da gloria - 15/08

Omulu - São Roque - 16/08

Oxumaré - São Bartolomeu - 24/08

Ibejada - São Cosme, Damião e Doum - 27/09

Xangô - São Jerônimo - 30/09

Oxum - Nossa senhora Aparecida - 12/10

Ibejada - São Crispim e São Crispiniano - 25/10

Finados - Almas - 02/11

Todos os Orixás - Dia da Umbanda - 15/11

Oba - Santa Catarina - 25/11

Iansã - Santa Barbara - 04/12

Oxum - Nossa senhora da Conceição - 08/12

Obaluaê - São Lázaro - 17/12

Oxalá - Jesus Cristo - 25/12

Passaremos agora aos dias da semana, signos e astros associados a cada orixá.

Orixá Virginal - Astro (Sistema Solar) - Signo do Zodíaco - Dia da Semana 

Oxalá - Sol - Leão - Domingo 

Iemanjá - Lua  - Câncer - 2ª Feira 

Ogum - Marte - Áries / Escorpião -  3a Feira 

Xangô -  Júpiter - Peixe / Sagitário - 4a Feira 

Oxossi - Mercúrio - Gêmeos / Virgem - 5a Feira 

Oxum (Yori, Ibejis) - Vênus - Touro / Libra - 6a Feira 

Yorimá (Obaluaê) - Saturno - Capricórnio / Aquários - Sábado 
 

Nenhum comentário: